Natal na Itália: costumes e tradições.

Costumes e Tradições: Como é comemorado o Natal na Itália?

Costumes e Tradições: Como é comemorado o Natal na Itália?

A época mais mágica do ano está chegando e com certeza é uma das datas mais esperadas pelos italianos. Durante esse período, as pracinhas das cidades são decoradas com enfeites e luzes de Natal. Além dos festejos nas praças, os presépios e as feirinhas natalinas também são uma forte tradição na Itália.  

 

Separamos algumas curiosidades sobre como é feita a comemoração do Natal no país da bota. E se você é daqueles que não consegue resistir ao encanto do Natal, você deve acompanhar essa leitura e considerar a Itália como uma ótima opção de destino nessa época do ano!

 

Mercadinhos de Natal

 

Os mercadinhos de Natal ou feirinhas de Natal, é organizado pelas cidades italianas e acontecem todos os anos durante a época de fim de ano. É possível encontrar diversos presentes, artesanatos e comidas típicas da região.

 

Esses mercadinhos são feitos a céu aberto, em praças e parques, mas também são encontrados em antigos castelos, museus e palácios. Em todo o país é possível presenciar essas feirinhas, mas a Feirinha de Natal de Vipiteno é um dos destinos mais procurados durante o período natalino.

 

 

Ceia de Natal

 

Não é segredo para ninguém que a gastronomia italiana é de tirar o fôlego e no Natal não seria diferente. Na ceia há muitas variedades de pratos dependendo da região do país, mas é muito comum você encontrar massas, peixes e frutos do mar presentes na ceia natalina.

 

Na região norte do país, é comum encontrar bacalhau com polenta, sopas e queijos na ceia de Natal. Nas regiões centrais, peixes como anchovas e o atum são ingredientes de receitas com massas ou como protagonista do prato. Já na região sul do país, os frutos do mar e os peixes compõem boa parte da ceia, sobrando espaço ainda para carnes e massas.

 

Quanto ao peru de Natal, na Itália vão à mesa outras aves como galinha, pato e o frango capão, que pode ser assado ou cozido dependendo da região.

 

Befana

 

Na Itália, existe o  Papai Noel e lá ele é conhecido como Babbo Natale. Mas a Befana também é uma personagem muito forte na tradição italiana. A Befana é bruxa e usa uma vassoura voadora para encerrar as festividades natalinas no dia 6 de janeiro.

 

A lenda da Befana, tem origem pagã e foi “adaptada” pela Igreja Católica. Hoje é representada por uma bruxa do bem que vai de casa em casa distribuir doces para as crianças que se comportaram durante o ano e “carvão” (representado com doces de cor escura) para as crianças que tiveram mau comportamento. 

 

 

Árvore de Natal e o Presépio 

 

No país da bota, é tradição montar a árvore de Natal no dia 08 de dezembro (data em que se comemora a Imaculada Conceição) e desmontá-la no dia 06 de janeiro (Epifania do Senhor). Porém, o presépio na Itália é mais significativo do que a árvore de Natal.

 

 

Podemos perceber que alguns costumes não mudam, assim como a árvore de natal e o Papai Noel, que estão presentes no Brasil e na Itália. Mas as celebrações na Itália têm bastantes costumes diferentes dos nossos e vale a pena prestigiar de perto. 

 

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como tirar a sua dupla cidadania italiana. Não perca a chance de passar a época mais mágica do ano em um dos melhores países do mundo!

Posts Recentes

Iniciar Processo

Inicie agora o processo e garanta sua cidadania italiana, seja um cidadão europeu.
Oportunidade