Conheça os costumes do Ano Novo italiano

Conheça os costumes do Ano Novo italiano

O Ano Novo é comemorado mundialmente, e é claro que cada país têm seus próprios costumes para celebrar a entrada de um novo ano. Por exemplo, na Itália, as grandes cidades como Milão, Roma, Veneza e Florença são experts em festas de Ano Novo e recebem muitos turistas que desafiam o frio para vivenciar de perto as queimas de fogos.

 

Mas você sabe quais são as tradições italianas na noite de San Silvestro (Véspera de Ano Novo)? Continue a leitura e descubra mais sobre os costumes e superstições italianas!

 

Ceia do réveillon italiano 

 

Na Itália o cardápio da ceia é mais trabalhoso, têm as vedetes e capeletti in brodo que são as massas feitas em casa, acompanhados por cotechino (embutido recheado com carne de porco bem temperada), zampone (pata dianteira do porco recheada com carne) e lentilha servida de diversas formas saborosas. E não pode faltar, é claro, bacalhau, polvo ou carne de panela. Na sobremesa é servido frutas secas,  panetone e torta de pera e chocolate. 

 

 

Tradições e superstições italianas

 

A lentilha é servida de diversas maneiras, pois nos costumes italianos, comer a lentilha à meia-noite traz boa sorte. Para alguns, essas leguminosas podem simbolizar a longevidade porque são duráveis. Para outros, as lentilhas são um símbolo de prosperidade porque se parecem com as antigas moedas de ouro. 

 

Outra coisa que também é feita quando chega a meia-noite, é comer 12 uvas ou 12 passas (uma para cada mês do ano novo), para dar sorte. E os casais costumam compartilhar uma romã na noite de San Silvestro, pois esta fruta simboliza lealdade e fertilidade.

 

No Brasil é muito comum as pessoas passarem a virada de branco, mas em diversas regiões da Itália os costumes são outros, as pessoas usam vermelho na roupa inteira ou na roupa íntima para quem busca um grande amor. Isso porque, os italianos dizem que a cor traz sorte no amor.

 

Costumes dentro do lar

 

No final do ano, os italianos fazem uma limpeza em casa, jogando fora objetos quebrados ou velhos. Acreditam que assim jogam fora toda negatividade, que é substituída por coisas novas e positivas.

 

Também é costume pendurar visco na porta de casa, uma tradição de origem céltica para atrair serenidade e paz no lar. Os namorados apaixonados costumam beijar-se embaixo de um ramo de visco, tanto no Natal quanto no Ano Novo para que nada lhes aconteça de mal ou os separe.

 

Semelhanças com a celebração brasileira

 

Na Itália, podemos perceber que há diversas diferenças de tradições comparadas ao Brasil, para comemorar o Ano Novo. Mas separamos os costumes italianos que são muito parecidos com os nossos, nas festas de réveillon:

 

-Queimas de fogos em diversos lugares;

-Bebida e comida à vontade na ceia;

-Festas animadas;

-Hotéis e restaurantes que servem ceias caprichadas, regadas a champanhe e vinho, com reservas antecipadas.

 

 

Solicite a sua dupla cidadania italiana com o nosso time de especialistas e acompanhe as festas de reveillon na Itália, pessoalmente!

Posts Recentes

Iniciar Processo

Inicie agora o processo e garanta sua cidadania italiana, seja um cidadão europeu.
Oportunidade