![](https://new.vesuviocidadaniaitaliana.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Banner-Blog-1-2-1024x547-1.png)
Sabe a famosa frase: “Para entender o presente, é preciso conhecer o passado”? Ela se encaixa perfeitamente para compreendermos nossas origens. O Brasil é o país que mais tem descendentes de italianos no mundo e o motivo vem de importantes contextos históricos.
Relatamos a seguir de forma simples e objetiva as principais razões que acarretaram na imigração italiana:
A Itália era constituída de cidades e estados autônomos. Nos períodos de grandes movimentos comerciais do mundo, era necessário que os países tivessem uma unificação. Essa unificação causou estresse e desconfiança na população e consequentemente muitos decidiram deixar o país.
A primeira leva de italianos veio para o Brasil com mão de obra qualificada para trabalhar em lavouras de café, substituindo, o trabalho escravo.
Eram em sua maioria, camponeses e muito pobres. Outros ofícios comuns eram: carpinteiro, alfaiate, mecânico, padeiro entre outros.
A segunda leva de imigrantes veio depois da segunda guerra mundial entre os anos 50 e 60.
A Itália pós guerra ficou destruída fisicamente. Bombardeios aéreos e outras tragédias causaram destruição em massa e claro, o prejuízo econômico foi enorme.
Os italianos eram persuadidos por agentes com a promessa de que que o Brasil era um paraíso perfeito e que a vida seria tal como.
Nos 15 anos pós guerra, entraram no Brasil 106.360 italianos.
Todos os fatores que contribuíram para a imigração italiana firmaram laços eternos entre o Brasil e a Itália. Laços esses, representados por todos os descendentes. O Brasil é um país de múltiplas culturas e a Itália contribuiu muito para a formação do nosso povo.
História é sempre uma disciplina muito interessante, não é mesmo? Esperamos que tenham gostado!
Ciao e até o próximo post! 🇮🇹
Fonte: The History Channel Brasil