O Coliseu também chamado de Anfiteatro de Flaviano, foi construído no século I e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Ele é o maior e mais famoso símbolo do império romano, foi construído para entretenimento, um local para espetáculos e lutas de gladiadores.
Estudiosos acreditam que o nome “Coliseu” surgiu porque ele foi construído sobre o lago que havia na casa de Nero e que tinha uma grande estátua chamada de “Colosso”.
Os jogos levavam o público ao delírio, suas arquibancadas comportavam 50 mil pessoas e eram divididas por classes sociais:
- O pódio: para as classes altas;
- A maeniana: para a classe média;
- Os pórticos: para a classe baixa;
O Coliseu foi utilizado para entreter o público por 5 séculos, estima-se que morreram cerca de 9 mil animais (a maioria era exportado da África) e 2 mil gladiadores. As batalhas pararam de acontecer no ano de 404, quando o imperador da época Flávio Honório proibiu de vez os combates.
Hoje apesar de estar em ruínas ainda é considerado um dos pontos turísticos mais visitados da Itália, ele está localizado bem no centro da capital e foi considerado pela Unesco como patrimônio da humanidade. Além disso foi eleito em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno. O Coliseu encanta todos os visitantes pela sua arquitetura, principalmente por revelar a habilidade e as diversas técnicas utilizadas pelos arquitetos, engenheiros e construtores da Roma Antiga. É, portanto, um dos maiores exemplos da arquitetura romana.
Este foi o nosso local de viagem desta semana. Se você tem descendência italiana entre em contato com a Vesúvio Cidadania e torna-se um cidadão italiano e visite todos os pontos turísticos.